O Curso NR 11 Operador de Empilhadeira é uma capacitação destinada a profissionais que desejam conseguir atuar nesse tipo de segmento de trabalho. O objetivo dessa formação é qualificar e atualizar os profissionais para o manuseio e operação das empilhadeiras, a fim de evitar possíveis acidentes e promover a segurança dos trabalhadores. O treinamento foi desenvolvido de acordo com as normas técnicas da Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O que é o Curso NR 11 Operador de Empilhadeira
O Curso NR 11 Operador de Empilhadeira tem como objetivo capacitar profissionais para executar e operar as empilhadeiras de forma segura, além de ensinar aspectos técnicos e teóricos para a realização do trabalho. Durante a capacitação, é ensinado como inspecionar corretamente as empilhadeiras, identificar e corrigir problemas mecânicos, assim como também ensina quais são as condições ideais para seu funcionamento e manutenção dentro do prazo. Além disso, o Curso NR 11 Operador de Empilhadeira também tem como objetivo ensinar as práticas de segurança para o trabalho com a empilhadeira.
Como funciona o curso NR 11 Operador de Empilhadeira
O Curso NR 11 Operador de Empilhadeira tem duração de 16 horas/aula e é dividido em dois módulos: Módulo Teórico e Módulo Prático. O Módulo Teórico é realizado no ambiente restrito das dependências da empresa e visa esclarecer todas as normas para o manuseio e operação das empilhadeiras, além de ensinar as práticas de segurança para a execução do trabalho. O Módulo Prático, por sua vez, é realizado em um local específico para a realização das atividades. Nesse módulo, o profissional já deve possuir domínio sobre o manuseio da empilhadeira, além de seguir todas as normas de segurança para a execução dos serviços.
Vantagens do Curso NR 11 Operador de Empilhadeira
- Garantia de segurança para os operadores;
- Diminuição da quantidade de acidentes no ambiente de trabalho;
- Aumento da produtividade;
- Maior qualidade na execução das tarefas;
- Conhecimento técnico do funcionamento e manutenção das empilhadeiras;
- Atendimento às normas técnicas da Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, do MTE.
Ter em mãos funcionários capacitados para o manuseio e operação das empilhadeiras promovem um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo. Por isso, contar com um